Aprenda a instalar o CPF Digital no celular

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Há pouco tempo, a Receita Federal lançou o CPF Digital, um aplicativo que permite que os brasileiros acessem pelo celular esse documento tão importante. Por causa dessa plataforma, os usuários do app agora podem utilizar o seu CPF de uma maneira bastante prática.

Isso porque eles podem contar com um QR Code, que é utilizado na verificação de autenticidade do documento. Vale mencionar que o CPF Digital tem o mesmo valor jurídico que a sua versão impressa. Não precisamos nem dizer que essa inovação lançada pelo órgão federal é bastante oportuna num período em que usamos o celular para os mais diversos fins.

Porém ainda não são todos os brasileiros que podem contar com essa novidade. Isso porque, no momento, o app só está disponível para as pessoas que possuem uma Carteira Nacional de Habilitação. Ainda assim, é questão de tempo para o aplicativo ser liberado para todas as pessoas. Afinal de contas, a Receita Federal irá ampliar o número de usuários por meio de um sistema de biometria.

PUBLICIDADES

Descubra mais informações sobre o CPF Digital

Por meio do aplicativo CPF Digital, as pessoas também poderão receber ajuda na hora de preencher a sua Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas. Isso porque o aplicativo conta com um chatbot que irá sanar as suas dúvidas.

PUBLICIDADES

Para baixar esse app, é necessário que você acesse a loja de aplicativos do seu celular. Fique tranquilo que ele está disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Quando você tiver terminado de fazer o download, você poderá realizar o seu cadastro na plataforma.

Em primeiro lugar, será necessário informar o seu CPF e a data de seu nascimento. Em seguida, você deverá aceitar os termos de uso da LDPD – Leia Geral de Proteção de Dados. O próximo passo será apontar o número da sua CNH. Lembre-se de que, por enquanto, essa informação é indispensável para o cadastramento do seu CPF digital.

Aprenda a instalar o CPF Digital no celular
Veja como fazer a instalação do CPF Digital no seu celular! (Foto: Freepik/ katemangostar)

Depois de fazer isso, você terá que passar por uma “Prova de vida”. Nessa etapa, você terá que se movimentar de algumas formas (piscar, sorrir, etc.) para dar prosseguimento ao cadastro.

Em seguida, você terá que enviar uma selfie sua. Quando tiver feito isso, o próximo passo será o cadastramento de uma senha. Lembre-se de que ela deve ser pessoal e secreta! Terminando todas essas etapas, você já terá o seu CPF Digital.

PUBLICIDADES

Deixe um comentário